Espaço de ajuda aos alunos nas várias disciplinas desde a Educação de Infância até ao Ensino Secundário
quarta-feira, 30 de abril de 2014
Multimédia - Transporte de electricidade
Descritivo: Applet que mostra o modelo de transporte de energia eléctrica. É de aprofundamento naturalmente, mas pode ser usado para ilustrar o processo de transporte no 3º Ciclo e para estudo mais aprofundado de perca de energia no 12º Ano. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.
Interactividade: Activo
Tema: Transporte de Energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Transporte de electricidade.zip
Tamanho 12.49 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/
Interactividade: Activo
Tema: Transporte de Energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Transporte de electricidade.zip
Tamanho 12.49 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/
Conteúdo - Hiperactividade
Hiperactividade ou incapacidade de estar quieto é um dos muitos problemas com que pais e professores muitas vezes se debatem no seu dia a dia.
As crianças não sossegam um minuto e têm dificuldade em permanecer no seu lugar, tendo uma actividade motora excessiva, parecendo ligadas "à corrente".
O seu comportamento é de irrequietude, impulsividade, não se conseguindo concentrar nem prestar atenção a nada, acabando por não ter aproveitamento escolar.
As soluções usuais são a medicação, mas como toda a gente sabe a medicação não cura, apenas estabiliza os sintomas ou o sistema nervoso.
As causas essas ficam por resolver ..... e como tal o problema mantém-se.
A situação é que "ninguém" conhece as causas as causas da hiperactividade e como tal não sabem o que fazer para as corrigir.
No entanto hoje em dia já se sabe muito acerca deste problema e de algumas das suas causas e hoje existem muitos profissionais a trabalharem as causas da hiperactividade com resultados que antes nunca se pensava serem possíveis.
Inúmeras vezes existem causas físicas e emocionais por detrás da hiperactividade apesar de nada ser detectado nos exames e testes que actualmente se fazem.
Corrigindo essas causas, a hiperactividade desaparece ou diminui significativamente.
A observação de pessoas e crianças com dislexia, autismo, hiperactividade, desordens de atenção, problemas de aprendizagem e muitas outras condições tem mostrado a existência de disfunções no corpo e no sistema sacro craniano.
Mais, tem-se visto que a correcção dessas disfunções resultam num melhoramento bastante grande em muitas das condições que as pessoas ou crianças apresentam como sejam a dislexia, a hiperatividade, o autismo, as desordens de atenção, os problemas de aprendizagem, paralisias, etc..
Infelizmente muitas das disfunções existentes no corpo ou no sistema sacro craniano não são detectáveis nos exames que actualmente se fazem e apenas podem ser detectadas e corrigidas por pessoas que são treinadas para o efeito.
Uma vez que essas disfunções não são visíveis nos exames e uma vez que são muito poucas as pessoas treinadas na sua detecção e correcção, estas disfunções passam completamente despercebidos da grande maioria dos profissionais de saúde.
E se não são detectadas, elas não são corrigidas.
É desta forma que apenas se detectam as consequências ou os resultados dos maus funcionamentos do corpo e do sistema sacro craniano, mas não as suas causas ou origens.
E enquanto não se corrigirem as causas por detrás da dislexia, da hiperactividade, das desordens de atenção, dos problemas de aprendizagem, do autismo, etc. estes problemas não serão convenientemente resolvidos.
Desta forma há que saber detectar e saber corrigir as causas por detrás da hiperactividade, da dislexia, do autismo, dos problemas de aprendizagem, das desordens de atenção e de muitas outras condições.
Hoje isso é possível e é possível fazer algo quer pelas crianças quer pelos pais, professores e sociedade.
Hoje podemos passar de um estado ou situação de sem respostas e sem soluções para um estado de resolvido e sem problema. Mas isso depende apenas dos pais e professores que querem fazer algo de diferente daquilo que lhes é frequentemente proposto.
As soluções existem e é uma questão de tempo até as pessoas perceberem que não têm de aceitar aquilo que lhes dizem e que podem viver a vida que merecem.
As soluções existem e só precisam de ser aplicadas.
Notícia retirada daqui
terça-feira, 29 de abril de 2014
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Multimédia - Lâmpada Simples
Descritivo: Applet que mostra o funcionamento de um circuito onde se insere uma lâmpada de incandescência. É de aprofundamento naturalmente, mas pode ser usado para ilustrar o processo de passgem da corrente no 3º Ciclo e para estudo mais aprofundado da lei de Joule ou circuitos eléctricos no 12º Ano. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.
Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Transformação de energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Lâmpada Simples.zip
Tamanho 6.57 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/
Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Transformação de energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Lâmpada Simples.zip
Tamanho 6.57 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/
Conteúdo - Desordens de atenção
Desordens de atenção como o nome indica a atenção não é normal e existem problemas e dificuldades ao nível da atenção.
Hoje este é um assunto por demais falado e discutido em muitos meios uma vez que afecta, a família (pais), escola (professores e alunos), sociedade, etc.
As desordens de atenção levam a problemas das mais variadas ordens desde dificuldades de aprendizagem, dificuldades de interacção, dificuldades de trabalho, etc.
As desordens de atenção são particularmente importantes na aprendizagem de qualquer tarefa quer nas crianças quer nos adultos.
Na sala de aula isso é particularmente preocupante pois perturba a aula, o professor e toda a turma.
No mundo do trabalho isso pode provocar acidentes o que pode ser gravoso para todas as pessoas e pode levar a situações graves.
Há que corrigir as desordens de atenção na sua origem e para isso há que saber quais as causas de tal problema.
Muitas das causas das desordens de atenção são físicas mas infelizmente os mais modernos aparelhos ainda não as conseguem detectar pelo que tem levado a uma desorientação das pessoas que investigam esta situação.
Uma vez que nada se detecta, as teorias são muitas mas .... as soluções são poucas.
Dessa forma muito se faz mas pouco se resolve e as pessoas passam a acreditar que não existem saídas nem soluções o que não é verdade.
Na verdade na medicina e na ciência é que não se obtêm saídas nem soluções uma vez que os exames e aparelhos actualmente existentes não conseguem detectar as causas das desordens de atenção e de muitos outros problemas.
Felizmente que hoje existem soluções que apesar de levarem algum tempo, dão resultados que nunca se pensaram ser possíveis.
Dentre elas temos a Terapia Sacro Craniana (Craneo Sacral) e a Libertação Miofascial.
Estas terapias trabalham o sistema sacro craniano que é um sistema ignorado pela medicina mas que é o responsável por todo o sistema nervoso. Ele cria todo o ambiente fisiológico no qual todo o sistema nervoso, vive, funciona e se desenvolve.
Hoje qualquer pessoa bem treinada e com bons conhecimentos consegue detectar e corrigir alterações e disfunções no sistema sacro craniano e dessa forma consegue melhorar significativamente as desordens de atenção.
Mas mesmo assim existem muitas outras razões e situações que precisam de ser corrigidas caso se deseje resultados rápidos e eficazes.
Nem sempre existe uma causa única para as desordens de atenção pelo que há que saber detectar as causas e as razões pelas quais a situação existe e o que fazer para as corrigir.
E para o efeito há que usar de várias abordagens e conhecimentos e as duas terapias acima só dão uma parte das respostas.
Existem outras abordagens e outros conhecimentos que precisam de ser empregues para que se possam detectar e corrigir as causas por detrás das desordens de atenção.
Hoje consegue-se fazer muita coisa e obter bons resultados em situações onde frequentemente se diz nada ser possível fazer.
Notícia retirada daqui
domingo, 27 de abril de 2014
sábado, 26 de abril de 2014
Multimédia - Lâmpada Simples
Descritivo: Applet que mostra o funcionamento de um circuito onde se insere uma lâmpada de incandescência. É de aprofundamento naturalmente, mas pode ser usado para ilustrar o processo de passgem da corrente no 3º Ciclo e para estudo mais aprofundado da lei de Joule ou circuitos eléctricos no 12º Ano. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.
Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Transformação de energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Lâmpada Simples.zip
Tamanho 6.57 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/
Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Transformação de energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Lâmpada Simples.zip
Tamanho 6.57 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/
Subscrever:
Comentários (Atom)