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quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Notícia - ‘Ares’ e ‘Orion’ abrem caminho até Marte
Após o desastre da missão Columbia, George W. Bush garantiu que os Estados Unidos regressariam à Lua. O resultado desse desígnio é o programa Constelação da NASA, que pretende voltar a colocar o Homem no satélite natural da Terra até 2020 e, mais tarde, em Marte. Para isso, a agência espacial está a desenvolver os foguetões espaciais ‘Ares’ I e V e o módulo tripulado ‘Orion’.'Com a criação do ‘Orion’, os Estados Unidos voltam a ter, desde as missões Apollo, uma nave tripulada capaz de ir à Estação Espacial e mais longe ainda, até à Lua', afirmou ao CM o astrónomo José Matos, explicando o papel fundamental dos foguetões ‘Ares’: 'O ‘Ares I’ transportará o módulo ‘Orion’, enquanto o ‘Ares V’ leva a nave lunar.'
Baseado nas missões Apollo, das décadas de 60/70 do século passado, a grande diferença do programa Constelação está no sistema de transporte. 'O primeiro a sair da Terra será o ‘Ares V’, que ficará em órbita à espera do ‘Orion’. Este será lançado, no foguetão ‘Ares I’, no dia seguinte', acrescentou.
Os primeiros testes, do ‘Ares I’, estão previstos para o primeiro semestre de 2009. Todo o programa Constelação deverá estar totalmente funcional em 2018. O módulo tripulado ‘Orion’ tem como objectivo substituir os vaivéns Atlantis, Discovery e Endeavour, cuja última missão será em 2010.
O lançamento do foguetão ‘Ariane 5’, previsto para o dia 10 de Dezembro, a partir de Kourou, Guiana Francesa, foi suspenso indefinidamente devido a protestos da população contra os preços dos combustíveis. O ‘Ariane 5’ deverá colocar em órbita dois satélites Eutelsat, operador de telecomunicações europeu.
André Pereira
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Notícia - Turismo espacial mais barato
Cerca de 75 mil euros é quanto vai custar um voo de turismo espacial, a bordo da aeronave ‘Lynx’ da empresa norte-americana XCor Aeroespaço. O objectivo é rivalizar com a Virgin Galactic, cujos preços rondam os 175 mil euros.A ‘Lynx’ tem o tamanho de um avião comercial, podendo realizar quatro voos diários de meia hora a uma altitude de 61 quilómetros. A ‘Spaceship 2’, da Virgin, atinge 120 quilómetros de altitude. Um dinamarquês reservou o primeiro bilhete, cuja viagem está prevista para 2012. A.P.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
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