domingo, 13 de novembro de 2016

Notícia - Serão os cogumelos benéficos para a obesidade?

Cientistas espanhóis da província de La Rioja estão a tentar provar que o consumo de cogumelos e outros fungos cultivados é benéfico para evitar a obesidade e doenças associadas como a diabetes tipo 2.

Investigadores do Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja (CIBIR), dirigido pela especialista em tecido adiposo Patricia Pérez Matute, e do Centro Tecnológico de Investigação do Cogumelo (CTICH), começaram a investigar "in vitro" a influência de extractos de cogumelos no comportamento das células que compõem a gordura (adipócitos).
Segundo Pérez Matute, trata-se de impregnar os adipócitos com extratos de distintas espécies de cogumelos que se cultivam em La Rioja, previamente enriquecidas com um antioxidante, o selénio.
Os adipócitos foram retirados a pessoa com excesso de peso e a outras com peso normal, que vão servir de padrão de controlo para ver os efeitos que gera o extracto do cogumelo sobre o metabolismo da glicose, que se relaciona com a obesidade e doenças associadas à resistência da insulina como a diabetes tipo 2.
Pérez Matute explicou ainda que outro dos objectivos é observar as hormonas que os adipócitos produzem e a sua influência no controlo do peso e do apetite.

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Atividade Experimental - Quantificação da mole



Conteúdo - Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - Inibição e auto-controlo




Inibição e auto-controlo
1 – Procura ter sempre uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis dificuldades do educando que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar no ambiente de sala de aula quais são os piores elementos de distração (situações que provocam maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível deles e, consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala de aula.

2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou mudanças de atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos para lembrar a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.

3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Esta monitorização é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.

4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que vá ao quadro apagar o que está escrito, solicitar que vá buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente à casa de banho ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para diminuir a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças muito agitadas.

Informação retirada daqui: http://tdah.org.br/