domingo, 17 de dezembro de 2017

Biografia - Enrico Fermi

(1901 - 1954) Físico italiano nascido em Roma, que produziu a primeira reação nuclear em cadeia (1942). Filho mais novo de um ferroviário, excepcionalmente inteligente, entrou para a Escola Normal Superior (1918), em Pisa, e obteve o grau de doutor na Universidade de Pisa (1922), defendendo uma tese sobre o emprego dos raios X. A seguir, traído pelas pesquisas de Max Born sobre física quântica e fenômenos atômicos, foi estudar física teórica em Göttingen, na Alemanha. De volta a Itália (1924), foi ensinar matemática na Universidade de Florença, onde desenvolveu um trabalho de interesse fundamental para a física teórica, uma teoria dando tratamento estatístico à distribuição de energia nos diversos níveis eletrônicos. Este trabalho lhe valeu o convite para ocupar a cátedra de física teórica na Universidade de Roma (1926). Criou com Paul Dirac a teoria estatística (1927), que permitiu descrever e determinar com precisão o comportamento dos sistemas de elétrons sujeitos ao princípio da exclusão de Wolfgang Pauli, dando uma interpretação estatística da mecânica quântica.

Foi eleito membro da Academia de Ciências da Itália (1929), tornando-se seu mais jovem acadêmico. Na década seguinte, trabalhando juntamente com seus discípulos Edoardo Amaldi, Bruno Pontecorvo, Franco Rasetti e Emilio Segrè, descobriu e estudou as propriedades dos nêutrons lentos. Apresentou uma importante teoria nuclear sobre a produção das partículas beta (1934) e ganhou o Prêmio Nobel de Física (1938) pelas demonstrações da existência de novos elementos radioativos produzidos por irradiação de nêutrons e pela descoberta correlata de reações nucleares induzidas por nêutrons lentos, concluindo que nêutrons e prótons são as mesmas partículas fundamentais, em estados quânticos diferentes. Demonstrou que todo bombardeio de uma substância por nêutrons leva à ocorrência de transformações nucleares (1936) bombardeando elementos químicos pesados com nêutrons, produzindo elementos mais pesados que os existentes na natureza.

Fugindo com a família do facismo de Mussolini, emigrou (1938) para os Estados Unidos, indo trabalhar na Universidade de Chicago, onde coordenou a construção da sua pilha atômica (1942), o primeiro reator nuclear, produzindo pela primeira vez, uma reação nuclear em cadeia, que controlou por meio da absorção em blocos de carvão empilhados (a pilha atômica), um dos grandes marcos da era nuclear.

Naturalizou-se norte-americano (1944) e foi nomeado catedrático de física nuclear na Universidade Colúmbia, em Nova York (1946), onde colaborou, a convite do governo americano, no projeto Manhattan, que produziu a primeira bomba atômica. Recebeu a Medalha de Mérito do Congresso e foi eleito membro estrangeiro da Sociedade Real de Londres (1950). Foi o primeiro cientista a ser agraciado com o prêmio concebido pela Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos. Suas obras completas foram publicadas pela Accademia Nazionale dei Lincei e pela University of Chicago Press (1962). Em sua homenagem foram designados o férmio, elemento químico de número atômico 100, transurânico, artificial, descoberto após uma explosão nuclear no Pacífico (1952), e a partícula subatômica férmion.

4ºAno - Estudo do Meio - Ficha de Trabalho - São Tomé e Príncipe


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Postal Antigo - Grécia - Acrópole


Vídeo - Isto é Matemática T07E09 Volumes Extremos

Vídeo - Roy Orbison - "Oh, Pretty Woman"

Vídeo - Caule

UFCD - 0094 - Infografia

0094 - Infografia
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Infografia
Código:
0094
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar programas de ilustração.
  • Planear e executar vectorizações.
  • Planear e executar desenho técnico.
  • Planear e executar infografias.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Conceitos base
    • Imagem digital
    • Resolução de imagem digital
    • Resolução de saída
    • Linguagens de descrição de página
    • Desenho vectorial
    • Formato de ficheiros EPS
  • Operacionalização
    • Ambiente de trabalho
    • Desenho com primitivas
    • Objectos
    • Atributos
    • Desenho de pormenor
    • Réguas
    • Guias e grelha
    • Funções snap to...
    • Modos de visualização
    • Paleta
    • Lista de cores
    • Logótipos
    • Pictogramas
    • Cartaz
    • Ilustração a partir da maqueta
    • Ilustração a partir de texto ou gráfico
  • Processamento digital da imagem
    • Resolução ideal para vectorização
    • Contraste ideal para vectorização
    • Processo de digitalização
  • Pré-processamento de imagens
    • Eliminação de ruído
    • Correcção de contraste
    • Gravação em formato de ficheiro apropriado
  • Vectorização
    • Desenho sobre imagem digitalizada
    • Ferramenta trace
    • Processamento com o Adobe Streamline
    • Processamento automático de imagens a preto e branco
  • Optimização de imagens
  • Processamento a cores
  • Desenho geométrico básico
    • Figuras geométricas
    • Operação de transformação
    • Escala
    • Rotação
    • Distorção
    • Inversão
    • Tangentes
    • Perpendiculares e paralelas
    • Unidades de medida
    • Precisão das medidas
  • Perspectiva
    • Perspectiva isométrica
    • Perspectiva cónica
  • Pictogramas
    • Desenho rigoroso de pictogramas
    • Utilização de cores
    • Ampliações
    • Reduções
  • Desenhos gráficos
    • Estilos tipos de gráficos
    • Efeitos tridimensionais em gráficos
    • Efeitos bidimensionais em gráficos
    • Uso de imagens digitalizadas
  • Operacionalização
    • Ilustração descritivas
    • Gráficos editoriais
    • Mapas topográficos
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0095 - Definição e aplicação de princípios metodológicos aos atos do desenho gráfico

0095 - Definição e aplicação de princípios metodológicos aos atos do desenho gráfico
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Definição e aplicação de princípios metodológicos aos atos do desenho gráfico
Código:
0095
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Definir e aplicar princípios metodológicos a todos os atos do desenho gráfico.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Pesquisa
    • Consulta de bibliotecas, museus, entidades específicas, publicações, Internet
  • Registo
    • Papéis
    • Grafite
    • Guaches e aguarelas
    • Pincéis, lápis de cor, canetas de feltro
    • Esferográficas, borracha, réguas
  • Suportes da maqueta
    • Papeis de cor
    • Acetatos
    • Cartolinas
    • Cartão, cartão canelado e micro-canelado
  • Arte final
    • Cartolina vegetal e canson
    • Câmara fotográfica vertical
    • Papeis a meios-tons e alto contraste
    • Amostras de cor pantone
    • Marcações par foto ou ilustração
    • Marcação para dobra e vinco
    • Marcação par cortante
    • Colocação de textos
    • Adicionamento e protecção
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

Biografia - Jean Roch Coignet


Capitão na reforma. Nascido a 16 agosto de 1776 em Druyes (Yvonne) morreu em Auxerre a 10 de dezembro de 1865. 

Soldado da República e do Império, de 23 de agosto de 1799 a 16 de Junho de 1815. Participou sob as ordens de Napoleão Bonaparte, nas Campanhas de Itália, de Áustria, Prússia, Espanha, Rússia e Bélgica, em trinta e quatro batalhas, sendo as principais Montebello, Marengo, Ulm, Austerlitz, Iena, Eylau, Friedland, Somosierra, Eckmühl , Essling, Wagram, Smolensk, Borodino, Lützen, Dresden, Brienne, Montmirail, Montereau, Craonne, Charleroi, Ligny (Waterloo) e em quinze combates. 

Foi um dos primeiros a ser condecorado com a cruz de cavaleiro da Legião de Honra em 14 de junho de 1804, sendo promovido a oficial em 3 de julho de 1812. Capitão do Estado-Maior General em 4 de setembro de 1813 regressou a casa em 1 de novembro 1815 após 16 anos de serviço e 16 campanhas. 

Foi elevado ao posto de oficial da Legião de Honra em 28 de novembro de 1832.

Biografia retirada daqui

sábado, 16 de dezembro de 2017

Laranja do Algarve faz sucesso em vídeo internacional


Vídeo sobre produção de sumos 100% de fruta utiliza como exemplo a laranja do Algarve, colocando a produção nacional no palco de diferentes iniciativas internacionais.
laranja
O vídeo, que incide sobre a produção de sumos 100% fruta, tem sido utilizado de forma internacional no âmbito do programa Fruit Juice Matters, uma iniciativa da AIJN (European Fruit Juice Association), que tem como objetivo dar a conhecer os sumos 100%, desde a sua origem, a sua caracterização nutricional e como estes podem ser integrados na alimentação de forma saudável e equilibrada.
Em Portugal, e no âmbito deste programa, foram também realizadas visitas à fábrica Lara, na região do Algarve, e à Central Fruteira CACIAL – Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve.
De forma a complementar o vídeo, existe ainda um jogo que permite testar os conhecimentos adquiridos sobre o processo de produção dos sumos 100%.

Informação retirada daqui

Manual - Esclerose Múltipla - Exercícios de Fisioterapia - Na Piscina e em Casa


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Ficha de Trabalho - Elementos da Narrativa


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Indústria Metalomecânica e Metalúrgica - Impactos ambientais e medidas de prevenção da poluição


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Flyer - Sexting



Governo tem políticas para contrariar problemas que persistem na educação


Tiago Brandão Rodrigues refere que houve oportunidade de poder "desenvolver novas políticas públicas para dar resposta" à "estaticidade das salas de aula"

O ministro da Educação disse hoje, na Chamusca, que o Governo criou políticas para contrariar problemas apontados no relatório sobre o Estado da Educação, como a flexibilização e autonomia curricular ou o programa nacional de promoção do sucesso escolar.

Tiago Brandão Rodrigues assinalou hoje o encerramento do primeiro período letivo na sede do Agrupamento de Escolas da Chamusca, onde inaugurou duas salas do Laboratório de Aprendizagens Inovadoras e Criativas (LAIC), projeto elaborado em colaboração com o município e empresas do concelho para introduzir uma "filosofia de aprendizagem" nas chamadas "salas do futuro".

Questionado sobre a recomendação do relatório para se repensar o método de ensino demasiado expositivo e a cultura de retenção ainda vigentes nas escolas, contida no relatório, divulgado na terça-feira pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o ministro afirmou que esses dados dizem respeito ao ano letivo 2015/2016, cujo início "foi ainda da responsabilidade do anterior Governo".

"Tivemos oportunidade de, sabendo nós como o estado da educação se apresentava nesse ano letivo, poder desenvolver novas políticas públicas para dar resposta" à "estaticidade das salas de aula" através da "flexibilização e da autonomia curricular", declarou.

Tiago Brandão Rodrigues fez questão de frisar que o relatório do CNE "também dá outros importantes elementos" relativamente ao pré-escolar, referindo que, nos últimos dois anos, abriram 150 novas salas e outras 150 vão abrir no próximo ano, "para dar resposta a esse importante momento que é a educação pré-escolar para preparar as crianças para a escolaridade obrigatória".

Quanto à afirmação de que, no ano letivo estudado, se registou um aumento do abandono escolar, contrariando a tendência dos últimos anos, o ministro afirmou que esse valor é "praticamente o mesmo que nos anos letivos anteriores" e que, por esse problema ainda ser uma realidade em Portugal, foi criado um programa nacional de promoção do sucesso escolar.

"Nenhuma criança, nenhum jovem pode ser deixado para trás", declarou.

Tiago Brandão Rodrigues visitou demoradamente as várias salas de aula da escola sede do agrupamento da Chamusca, conversando com os alunos sobre volume, na sala de matemática, sobre áreas, na de desenho, sobre burros e cavalos, na destinada aos Percursos Curriculares Alternativos, sobre orçamento participativo e as novas modalidades olímpicas, no diálogo com um aluno que tomou a iniciativa de elaborar um dossier e recolher assinaturas para reclamar junto do presidente da Câmara a construção de um parque para skate e BMX.

Sobre o projeto LAIC, o ministro salientou o exemplo de "como se pode usar o conceito de sala de aula, trabalhar a flexibilidade e estimular o trabalho de grupo", declarando-se disponível para regressar a esta escola para participar numa sessão do Parlamento Jovem.

"Quando falamos em criatividade e inovação não falamos unicamente de tecnologia e isso também foi demonstrado aqui, que a tecnologia inovadora pode ajudar, mas mais do que isso são práticas pedagógicas inovadoras, criativas, em salas como esta ou muitas vezes com simples organização e promoção do trabalho de grupo", acrescentou.

Informação retirada daqui

Vídeo - Plantas: Por que precisamos delas?

Manual - Higienização de Equipamentos e Instalações na Indústria Agro-Alimentar


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Higiene e Segurança no Trabalho - Plano de Manutenção Preventiva


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Conteúdo - Défice de atenção - Como se manifesta o Défice de Atenção?


A sua principal característica é a dificuldade na manutenção de níveis contínuos de atenção, de concentração e de persistência nas tarefas.

Uma criança que sofre desta perturbação também pode ser impulsiva e hiperactiva.

O défice de atenção na idade pré-escolar associa-se a ansiedades, problemas de comunicação e de relacionamento e comportamento inadequado.

Outros sinais comuns são a agitação constante das pernas, agitar e esfregar as mãos, falar impulsivamente, esquecer facilmente as coisas e a desorganização.

A agressividade é rara.

Cerca de 20 % das crianças com défice de atenção apresenta dificuldades de aprendizagem e cerca de 90% têm mau desempenho escolar.

Na adolescência, pode ocorrer depressão, ansiedade ou agressividade.

Embora a impulsividade e a hiperactividade tenham tendência a diminuir com a idade, a falta de atenção e os sintomas associados podem permanecer até à idade adulta.

Desenhos para colorir - Dia da Mãe