quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Flyer - Jogar Online em Segurança







Princípios apresentados pela FENPROF ao Governo em 15/12


A recomposição da carreira docente compreende três componentes que, para a FENPROF, deverão obedecer aos seguintes princípios:

- Reposicionamento: Os professores que ingressaram na carreira no período de congelamento deverão ser reposicionados sem benefício nem prejuízo em relação aos que, com o mesmo tempo de serviço, ingressaram antes do congelamento. Como tal, não ultrapassarão nenhum colega com o mesmo tempo de serviço, nem ficarão atrás desses colegas para, no momento do descongelamento, dele usufruírem nas mesmas condições. 

- Descongelamento da progressão: nos exatos termos em que terá lugar para toda a Administração Pública. 

- Recuperação do tempo de serviço: O tempo de serviço a recuperar são 9 anos, 4 meses e 2 dias, tal como recomenda a Assembleia da República ao Governo, na sequência de projeto de resolução apresentado pelos PE Verdes e que mereceu votos favoráveis de PS, BE, PCP e PEV e, também, como já foi garantido pelo Governo Regional da Madeira ao SPM/FENPROF. Para a FENPROF, a recuperação deverá acontecer em 5 anos, devendo, em média, ser recuperado anualmente 20% do tempo perdido. 

A FENPROF defende, ainda, que até final de 2019 todos os professores tenham uma progressão, decorra ela de reposicionamento, descongelamento ou recuperação. Algumas dúvidas têm assaltado alguns professores sobre eventuais ultrapassagens de uns por outros. Ora, essa possibilidade está completamente afastada e a própria Declaração de Compromisso é clara ao assumir que deste processo complexo de recomposição da carreira não resultará qualquer ultrapassagem. 

A FENPROF apela aos professores que estejam muito atentos em todo este processo de recomposição da carreira e que procurem esclarecer-se sempre que surja alguma dúvida. Como sempre acontece nestes momentos, há quem aposte na divisão dos professores, colocando uns contra outros, como forma de fragilizar a sua capacidade reivindicativa. Não deixemos que isso aconteça e, em caso de dúvida, apela-se aos professores que se dirijam à FENPROF e aos seus Sindicatos.

Com o objetivo de manter os colegas informados e de prestar os esclarecimentos indispensáveis, a FENPROF irá criar um Gabinete de Apoio à Progressão na Carreira, que, em todo o país, apoiará os professores e educadores sindicalizados no SPN, SPRC, SPGL, SPZS, SPA, SPRA e SPE. Este gabinete será agilizado por uma plataforma informática que estará disponível logo que a situação se encontre mais clarificada.

 Recorda-se que para os diversos aspetos relacionados com a carreira docente há ainda negociações a decorrer ou por iniciar. São os casos de: 

- Progressão aos 5.º e 7.º escalões: próxima reunião em 20 de dezembro, pelas 10 horas;

- Reposicionamento dos professores retidos no 1.º escalão por terem ingressado na carreira no período de congelamento: primeira ronda negocial em 10 de janeiro;

- Continuação do processo negocial de recomposição da carreira: próxima reunião em 24 de janeiro. 

Vídeo - Plantas: Por que precisamos delas?

Powerpoint - Análise comparativa da Norma “Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) e dos Planos de Segurança


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terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Higiene e Segurança no Trabalho - Ficha de Inspeção Visual de Extintores de Incêndio


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Desenhos para colorir - Dia da Mãe


Conteúdo - George Berkeley - Principais obras


-Comentários Filosóficos (escritos de 1705 a 1708),in: Obras Filosóficas. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
-Um ensaio para uma nova teoria da visão (1709), tradução de José Oscar de Almeida Marques
-Tratado sobre os princípios do conhecimento humano (1710) in: Obras Filosóficas. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
-Três diálogos entre Hylas e Philonous (1713) in: Obras Filosóficas. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
-De Motu(1721)Sobre o movimento ou sobre o princípio, a natureza e a causa da comunicação dos movimentos], tradução de Marcos Rodrigues da Silva
-"Um Ensaio para uma Nova Teoria da Visão" e "A Teoria da Visão Confirmada e Explicada", George Berkeley
-O Analista: ou um discurso dirigido a um matemático infiel (1734): Traduzido do original em inglês por Alex Calazans e Eduardo Salles de Oliveira Barra
-O questionador
-Siris (1744)

Biografia - Ernest Rutherford

(1871 - 1937) Físico neo-zelandês nascido em Spring Grove, cujas maiores contribuições foram as pesquisas sobre radioatividade e teoria nuclear, lançando as bases para o desenvolvimento da física nuclear com sua teoria sobre a estrutura atômica. De uma família de imigrantes britânicos, obteve doutorado em matemática e física no Canterbury College de Christchurch, e ganhou uma bolsa da Universidade de Cambridge (1895). Durante três anos estudou os recém-descobertos raios X e o fenômeno da radioatividade do urânio, descobrindo o processo de detecção magnética da ondas eletromagnéticas (1896). Mudando-se para o Canadá, assumiu a cátedra de física na Universidade McGill (1898), onde pesquisando radiatividade, descobriu as partículas alfa e beta e, em colaboração com o inglês Frederick Soddy, conceituou as famílias radiativas (1890), estabelecendo as leis das transições radioativas das séries do rádio, do tório e do actínio e concluindo que os átomos de substâncias radiativas dividem-se espontaneamente (1903).

Com enorme prestígio internacional, voltou a Inglaterra (1907), para a Universidade de Manchester, onde teve como assistente um jovem físico alemão, Hans Geiger. Criou um método para calcular a energia liberada nas transformações radiativas e recebeu o Prêmio Nobel de Química (1908).

Definiu (1911), bombardeando uma lâmina de ouro com partículas em alta velocidade, o modelo atômico em que o núcleo central era carregado positivamente, em torno do qual se moviam os elétrons, idealizando o modelo planetário para o átomo, que seria aperfeiçoado mais tarde por Niels Bohr, diferenciado do modelo pudim de energia de Thomson.

Realizou a primeira transmutação induzida transformando um núcleo de nitrogênio em oxigênio através do bombardeamento com partículas alfa (1919), detectando as partículas nucleares de carga positiva, que seriam chamadas de prótons, e anunciou a hipótese de existência do nêutron, confirmada apenas 13 anos depois (1932), por James Chadwick, membro de sua equipe. Segundo ele, o núcleo seria o responsável pela maior massa do átomo. A partir daí dedicou-se a realizar transmutações de vários tipos de elementos.

Assumiu a cátedra de física experimental e diretor do Laboratório Cavendish (1919), da Universidade de Cambridge. Autor de numerosas publicações, recebeu a medalha Copley (1923) e assumiu a presidência da Associação Britânica para o Progresso da Ciência. Presidente da Royal Society (1925-1930), foi homenageado um ano depois com o título de primeiro barão de Rutherford de Nelson e Cambridge (1931).

4ºAno - Estudo do Meio - Ficha Informativa - O Ciclo da Água


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Postal Antigo - Grécia - Plaka


Vídeo - Isto é Matemática T07E10 Depende do Ponto de Vista

Vídeo - Chubby Checker - "Let's Twist Again"

Vídeo - Sou Musgo sim!!!

Biografia - Henry Clinton

Oficial em 1787, serviu em 1788 e 1789 como voluntário no exército prussiano estacionado na Holanda, tendo-se tornado Ajudante-de-Campo do Duque de York em 1793. Promovido a Tenente-Coronel em 1795, foi feito prisioneiro pelos franceses em 1796, quando regressava a Inglaterra vindo das Antilhas. Em 1799 acompanhou o exército do general russo Suvorov nas campanhas de Itália e da Suiça, como oficial de ligação. De 1802 a 1805 foi ajudante-general do Exército britânico na Índia. Regressou a Inglaterra a tempo de ser enviado novamente como oficial de ligação para o Exército russo, na campanha que terminou com a batalha de Austerlitz, a que assistiu. Foi governador de Siracusa, na Sicília, nos anos de 1806 e 1807, sendo escolhido para o Parlamento em 1808. Ajudante-general do Exército britânico em Portugal após a batalha do Vimeiro, acompanhou Moore na campanha de Espanha, que culminou com a batalha da Corunha. Enviado para a Irlanda, quando em 1810 foi promovido a major-general pediu para regressar ao serviço activo, sendo enviado para Portugal para comandar a 6ª divisão do Exército britânico, tendo participado na batalha de Salamanca. Em 1813 foi graduado em tenente-general, tendo sido nobilitado no ano seguinte devido à sua participação na batalha de Vitória. Com o regresso de Napoleão a França, foi chamado por Wellington para comandar a 3ª divisão do 2º corpo, que dirigiu durante a batalha de Waterloo.

Fontes:
David Chandler,
Dictionary of the Napoleonic Wars,
Londres, Arms & Armour Press, 1979.
The Dictionary of National Biography,
founded in 1882 by George Smith,
Oxford, Oxford University Press, 1998