quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Higiene e Segurança no Trabalho - Equipamentos de Proteção Individual


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Desenhos para colorir - Dia da Mãe


UFCD - 0097 - Desenho gráfico - sistemas de sinalização

0097 - Desenho gráfico - sistemas de sinalização
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Desenho gráfico - sistemas de sinalização
Código:
0097
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Desenhar sistemas de sinalização
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Desenho de pictogramas
    • Função
    • Signo e significado
    • Mobilidade social
    • Morfologia espacial, arquitetónica, urbana e organização de serviços
    • Sinais de trânsito
    • Universalidade
    • Linguagem não discursiva
    • Comunicação funcional e inequívoca
    • Elementos constitutivos
    • Plano de representação frontal
    • Linha/contorno
    • Textura/sombra
    • Cor/contraste
    • Ausência de profundidade
    • Forma /fundo
    • Centralidade
    • Vistas mais expressivas
    • Menor tempo de identificação
    • Sinais abstractos
    • Excepções à utilização da palavra
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

4ºAno - Estudo do Meio - Ficha Informativa - Os primeiros povos da Península Ibérica


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Postal Antigo - Grécia - Plaka


Vídeo - Isto é Matemática T07E11 Diâmetro Angular e Cenas Anamórficas

Vídeo - Little Richard - "Tutti Frutti"

Vídeo - Planta Carnívora a capturar uma Mosca

Biografia - Harry Burrard

Burrard, Sir Harry
n: 1 de Junho de 1755 em Walhampton
m: 18 de Outubro de 1830 no castelo de Calshot

Entrou para o exército em 1772, como Porta Bandeira num dos Regimentos de Guardas. Promovido a tenente e logo a capitão no ano seguinte, pediu para ser transferido para o 60º regimento, para poder servir na Guerra na América.  Serviu na América até 1780, regressando à Grã-Bretanha para ocupar o lugar de deputado por Lymington, obtido devido à influencia de um tio, deputado pelo mesmo círculo de 1741 a 1778. Regressou a América em 1781 e 1782 sob as ordens de Cornwallis, regressando ao seu regimento de guardas com o fim da guerra de Independência americana, sendo promovido a tenente-coronel em 1789. Dois anos antes fora nomeado governador do Castelo  de Calshot.
Serviu na Flandres de 1793 a 1795, sendo promovido ao posto de coronel em 1795 e ao de major-general três anos mais tarde. Em 1804 assumiu o comando do 1º regimento de Guardas com o posto de tenente-coronel, e em 1805 foi promovido a tenente-general. Em 1807 comandou a 1ª divisão da força enviada contra a Dinamarca, sendo, devido à sua antiguidade o 2º comandante da força dirigida por Lorde Cathcart. No regresso foi-lhe dado o título de barão.

Em 1807 foi-lhe dado o comando em segundo da expedição enviada para a Península, e comandada originalmente pelo general Wellesley. Chegou a Portugal a 19 de Agosto, mas não comandou o exército na Batalha do Vimeiro do dia 21. Tomou o comando no fim da Batalha impedindo a perseguição ao exército francês em debandada. No dia seguinte entregou o comando a Sir Hew Dalrymple, acabado de chegar, apoiando este general na assinatura da Convenção de Sintra. Tendo regressado à Grã-Bretanha para ser ouvido pela comissão de inquérito militar, foi absolvido.

Nunca mais obteve ou requereu um posto de campanha. Em 1810 devido a ser o tenente -coronel mais antigo dos regimentos de guardas tornou-se o comandante da Brigada. Dois dos seus filhos morreram na Península, o primeiro na batalha de Corunha, o segundo no cerco de San Sebastian.


Fonte:
The Dictionary of National Biography,
founded in 1882 by George Smith
Oxford, Oxford University Press, 1998

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Manual - Cuidar de um familiar com Esclerose Múltipla


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O Mundo em Mudança - Contextos Ambientais

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UFCD - 0096 - Elementos de uma imagem corporativa

0096 - Elementos de uma imagem corporativa
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Elementos de uma imagem corporativa
Código:
0096
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Definir e criar os elementos de uma imagem corporativa.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Marcas
    • Marcas animadas
    • Marcas inanimadas
    • Marcas geométricas e orgânicas
    • Marcas ilustrativas
    • Marcas fotográficas
    • Marcas cinéticas e abstractas
  • Logótipos tipográficos e caligráficos
    • Caixa alta/caixa baixa
    • O condensado / expandido
    • Fino médio/Bold/Itálico
  • Aplicações
    • Cor p/b
    • Estacionário
    • Embalagens
    • Sinalização
    • Veículos
    • Relatórios anuais
    • Publicidade
    • Uniformes
    • Arquitectura
  • Controle
  • Manual de identidade
  • Gestor de identidade visual
  • Gestor do produto
Referenciais de Formação

342360 - Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade
213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

Flyer - Jogar Online em Segurança







Princípios apresentados pela FENPROF ao Governo em 15/12


A recomposição da carreira docente compreende três componentes que, para a FENPROF, deverão obedecer aos seguintes princípios:

- Reposicionamento: Os professores que ingressaram na carreira no período de congelamento deverão ser reposicionados sem benefício nem prejuízo em relação aos que, com o mesmo tempo de serviço, ingressaram antes do congelamento. Como tal, não ultrapassarão nenhum colega com o mesmo tempo de serviço, nem ficarão atrás desses colegas para, no momento do descongelamento, dele usufruírem nas mesmas condições. 

- Descongelamento da progressão: nos exatos termos em que terá lugar para toda a Administração Pública. 

- Recuperação do tempo de serviço: O tempo de serviço a recuperar são 9 anos, 4 meses e 2 dias, tal como recomenda a Assembleia da República ao Governo, na sequência de projeto de resolução apresentado pelos PE Verdes e que mereceu votos favoráveis de PS, BE, PCP e PEV e, também, como já foi garantido pelo Governo Regional da Madeira ao SPM/FENPROF. Para a FENPROF, a recuperação deverá acontecer em 5 anos, devendo, em média, ser recuperado anualmente 20% do tempo perdido. 

A FENPROF defende, ainda, que até final de 2019 todos os professores tenham uma progressão, decorra ela de reposicionamento, descongelamento ou recuperação. Algumas dúvidas têm assaltado alguns professores sobre eventuais ultrapassagens de uns por outros. Ora, essa possibilidade está completamente afastada e a própria Declaração de Compromisso é clara ao assumir que deste processo complexo de recomposição da carreira não resultará qualquer ultrapassagem. 

A FENPROF apela aos professores que estejam muito atentos em todo este processo de recomposição da carreira e que procurem esclarecer-se sempre que surja alguma dúvida. Como sempre acontece nestes momentos, há quem aposte na divisão dos professores, colocando uns contra outros, como forma de fragilizar a sua capacidade reivindicativa. Não deixemos que isso aconteça e, em caso de dúvida, apela-se aos professores que se dirijam à FENPROF e aos seus Sindicatos.

Com o objetivo de manter os colegas informados e de prestar os esclarecimentos indispensáveis, a FENPROF irá criar um Gabinete de Apoio à Progressão na Carreira, que, em todo o país, apoiará os professores e educadores sindicalizados no SPN, SPRC, SPGL, SPZS, SPA, SPRA e SPE. Este gabinete será agilizado por uma plataforma informática que estará disponível logo que a situação se encontre mais clarificada.

 Recorda-se que para os diversos aspetos relacionados com a carreira docente há ainda negociações a decorrer ou por iniciar. São os casos de: 

- Progressão aos 5.º e 7.º escalões: próxima reunião em 20 de dezembro, pelas 10 horas;

- Reposicionamento dos professores retidos no 1.º escalão por terem ingressado na carreira no período de congelamento: primeira ronda negocial em 10 de janeiro;

- Continuação do processo negocial de recomposição da carreira: próxima reunião em 24 de janeiro. 

Vídeo - Plantas: Por que precisamos delas?

Powerpoint - Análise comparativa da Norma “Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) e dos Planos de Segurança


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terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Higiene e Segurança no Trabalho - Ficha de Inspeção Visual de Extintores de Incêndio


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Desenhos para colorir - Dia da Mãe


Conteúdo - George Berkeley - Principais obras


-Comentários Filosóficos (escritos de 1705 a 1708),in: Obras Filosóficas. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
-Um ensaio para uma nova teoria da visão (1709), tradução de José Oscar de Almeida Marques
-Tratado sobre os princípios do conhecimento humano (1710) in: Obras Filosóficas. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
-Três diálogos entre Hylas e Philonous (1713) in: Obras Filosóficas. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
-De Motu(1721)Sobre o movimento ou sobre o princípio, a natureza e a causa da comunicação dos movimentos], tradução de Marcos Rodrigues da Silva
-"Um Ensaio para uma Nova Teoria da Visão" e "A Teoria da Visão Confirmada e Explicada", George Berkeley
-O Analista: ou um discurso dirigido a um matemático infiel (1734): Traduzido do original em inglês por Alex Calazans e Eduardo Salles de Oliveira Barra
-O questionador
-Siris (1744)

Biografia - Ernest Rutherford

(1871 - 1937) Físico neo-zelandês nascido em Spring Grove, cujas maiores contribuições foram as pesquisas sobre radioatividade e teoria nuclear, lançando as bases para o desenvolvimento da física nuclear com sua teoria sobre a estrutura atômica. De uma família de imigrantes britânicos, obteve doutorado em matemática e física no Canterbury College de Christchurch, e ganhou uma bolsa da Universidade de Cambridge (1895). Durante três anos estudou os recém-descobertos raios X e o fenômeno da radioatividade do urânio, descobrindo o processo de detecção magnética da ondas eletromagnéticas (1896). Mudando-se para o Canadá, assumiu a cátedra de física na Universidade McGill (1898), onde pesquisando radiatividade, descobriu as partículas alfa e beta e, em colaboração com o inglês Frederick Soddy, conceituou as famílias radiativas (1890), estabelecendo as leis das transições radioativas das séries do rádio, do tório e do actínio e concluindo que os átomos de substâncias radiativas dividem-se espontaneamente (1903).

Com enorme prestígio internacional, voltou a Inglaterra (1907), para a Universidade de Manchester, onde teve como assistente um jovem físico alemão, Hans Geiger. Criou um método para calcular a energia liberada nas transformações radiativas e recebeu o Prêmio Nobel de Química (1908).

Definiu (1911), bombardeando uma lâmina de ouro com partículas em alta velocidade, o modelo atômico em que o núcleo central era carregado positivamente, em torno do qual se moviam os elétrons, idealizando o modelo planetário para o átomo, que seria aperfeiçoado mais tarde por Niels Bohr, diferenciado do modelo pudim de energia de Thomson.

Realizou a primeira transmutação induzida transformando um núcleo de nitrogênio em oxigênio através do bombardeamento com partículas alfa (1919), detectando as partículas nucleares de carga positiva, que seriam chamadas de prótons, e anunciou a hipótese de existência do nêutron, confirmada apenas 13 anos depois (1932), por James Chadwick, membro de sua equipe. Segundo ele, o núcleo seria o responsável pela maior massa do átomo. A partir daí dedicou-se a realizar transmutações de vários tipos de elementos.

Assumiu a cátedra de física experimental e diretor do Laboratório Cavendish (1919), da Universidade de Cambridge. Autor de numerosas publicações, recebeu a medalha Copley (1923) e assumiu a presidência da Associação Britânica para o Progresso da Ciência. Presidente da Royal Society (1925-1930), foi homenageado um ano depois com o título de primeiro barão de Rutherford de Nelson e Cambridge (1931).