terça-feira, 22 de maio de 2018

UFCD - 0137 - Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens

0137 - Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens
Código:
0137
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Criar imagens utilizando software de desenho vetorial.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Aplicações informáticas para a conceção de imagens vectoriais
  • Processos de desenho através das aplicações informática
    • Modos de visualização
    • Guias
    • Grelha
    • Ferramentas de desenho
    • Selecção de texto e de desenho
    • Selecção de segmentos
    • Redução e ampliação
    • Rotação, distorção e inversão
    • Traço-tipos
    • Espessura
    • Pontos de junção
    • Formatar documentos
    • Formatar texto
    • Paletas de cor
    • Desenho de pormenor
    • Corte de imagens
    • Intersecção, reunião e junção de formas
    • Filtros
    • Efeitos visuais
    • Perspectiva
    • Agrupar elementos
    • Organizar elementos nas páginas
    • Exportar e importar documentos e elementos
  • Desenho sobre imagem digitalizada
  • Resolução ideal para vectorização de uma imagem matricial
    • Software de vectorização
    • Barra de comandos
    • Menus
    • Eliminação de ruídos
    • Correcção do contraste
    • Ferramenta trace
    • Vectorização automática
Referenciais de Formação

543134 - Técnico/a de Modelação Cerâmica
213006 - Técnico/a de Multimédia
215019 - Técnico/a de Vidro Artístico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Conteúdo - Alopecia androgenética


O que é a Alopécia? 
A queda de cabelo pode ter causas variadas. A mais frequente é a queda de cabelo determinada geneticamente – a alopécia androgenética.

Incide sobretudo na parte de cima do couro cabeludo, poupando mais as áreas de trás e de lado (isto deve-se a diferentes recetores hormonais nos cabelos dessas áreas), e afeta homens e mulheres, embora de forma diversa.

Quais os efeitos da Alopécia? 
A calvície não é inevitável para quem padece desta forma de queda de cabelo. Tem sentido tratar a alopécia na medida em que constitui uma preocupação para a maioria das pessoas, podendo afetar negativamente a autoimagem. 

Como se trata a Alopécia?
Existem três níveis de intervenção para o tratamento da alopécia: 

Médico/Tópico – Atualmente não existe dúvida de que o mais eficaz produto aplicado diretamente no couro cabeludo é o medicamento minoxidil. Os médicos associam, por vezes, champô apropriado.

Médico/Sistémico – A administração de Finasteride (comprimidos) por via oral, de modo a bloquear a ação da hormona masculina no folículo piloso, constitui, em muitos casos, uma ajuda preciosa. Sabe-se hoje que a dose eficaz na mulher é bastante mais alta que a dose eficaz no homem, embora na maior parte dos países a administração a mulheres não esteja ainda regulamentada. A associação de polivitamínicos/oligoelementos (via oral) é comum no tratamento da alopécia, embora a sua utilidade não seja óbvia, exceto em casos em que exista carência de algum nutriente.

Cirúrgico – O tratamento cirúrgico da alopécia consiste no transplante de cabelo. Os primeiros transplantes para minorar a alopécia androgenética efetuaram-se há meio século. A técnica evoluiu muito nos últimos anos. Desde há dez anos a técnica que realizamos chama-se FUT (Transplante de Unidade Folicular). 

Em que consiste o tratamento cirúrgico da Alopécia?
No Transplante de Unidade Folicular retira-se cabelo de áreas nas quais o cabelo não cai (área dadora), habitualmente sob a forma de uma fina tira de pele ou folículo a folículo. Os cabelos da tira são cortados de forma microscopicamente controlada. Realizam-se micro-orifícios na área em que queremos melhorar a densidade de cabelo e, finalmente, introduzem-se os folículos contendo um ou dois cabelos em cada orifício. O cabelo transplantado cai entre o 1º e o 2º mês. Entre o 3º e o 4º mês renasce, com um aspeto natural, e dura toda a vida.  

Uma história clínica cuidada é fundamental. Doenças como diabetes, hipertensão e discrasias hemorrágicas deverão estar controladas. A intervenção dura em média 4 ou 5 horas, após as quais o doente vai para casa. Os efeitos adversos comuns são um inchaço nas pálpebras que ocorre entre o 2º e 4º dia pós transplante e micro-crostas que se notam no local de cada folículo implantado durante 15 dias.

Com a técnica atual é possível efetuar sessões de mais de 1500 cabelos implantados. É importante a expectativa ser adaptada à realidade. Uma sessão de transplante melhora muito a densidade mas nunca permitirá a densidade de cabelo normal, já que redistribuímos cabelo de uma área pequena para uma bastante maior (ao nascer temos no couro cabeludo cerca 150.000 folículos). O resultado é tanto melhor quanto maior a espessura do cabelo e a densidade da área dadora. Quanto mais precoce se efetuar a intervenção menos impacto terá na imagem (o máximo impacto ocorrerá numa fase em que já não existam cabelos na área recetora).

A técnica é particularmente interessante na mulher, em que habitualmente não há áreas totalmente despovoadas, e na qual o reforço da área dos 2 ou 3 cm anteriores pode ter um efeito magnífico. No homem com alopécia androgenética são expectáveis, durante uma vida, três sessões: uma para reforço anterior, uma de reforço posterior, e uma que une ambas as áreas. As sessões medeiam entre elas, em média, 4 anos. 

Por outro lado, esta técnica também permite corrigir as cicatrizes determinadas por doenças do cabelo, por traumatismos, tumores, radioterapia, etc.

Informação retirada daqui

Vídeo - Comida S.A.

Vídeo - A História Secreta de Roma


Os imperadores, generais e senadores com certeza deixaram sua marca no mundo e sabemos muita coisa sobre como viviam mas e todos os outros romanos que não deixaram estátuas ou monumentos e todos os milhões de anónimos que nunca  chegaram aos livros de história ?

Conteúdo - Reflexão em relação a um eixo

(Clique na Imagem)


Conteúdo - Reflexão em relação a um eixo.

(Clique na Imagem)


Biografia - Gian Lorenzo Bernini


Nasceu em Nápoles, Reino de Nápoles [Itália], a 7 de Dezembro de 1598;
morreu em Roma, Estados do Papa, a 28 de Novembro de 1680.


Começou a sua vida artística com o pai, Pietro Bernini, um escultor de talento de Florença que foi trabalhar para Roma. O trabalho do jovem foi notado pelo pintor Annibale Carracci, começando desde logo a trabalhar para o papa Paulo V, o que lhe facilitou a sua independência. Influenciado pela escultura Grega e Romana em mármore, que conheceu nas colecções do Vaticano, também conhecia bem a pintura renascentista de princípios do séc. XVI. De facto, o conhecimento da obra de Miguel Ângelo nota-se no seu São Sebastião, de 1617, realizado para o cardeal Barberini, o futuro papa Urbano VIII, que se tornou o patrono mais importante de Bernini.

Mas o seu primeiro patrono foi o cardeal Borghese. Foi para ele que Bernini esculpiu os seus primeiros grupos escultóricos como o Eneias, Anquises e Ascânio fugindo de Tróia, de 1619, Plutão e Proserpina, de 1622 e o David, de 1624. Com estas obras, realizadas em tamanho real, conjugadas com os bustos executados também neste primeiro período da sua actividade, Bernini cortou com a tradição de Miguel Ângelo, criando um novo período na história da escultura da Europa ocidental.

Com a eleição de Urbano VIII, Bernini passou a trabalhar muito intensamente, passando também a trabalhar em pintura e a fazer arquitectura a pedido do papa. O seu primeiro trabalho arquitectónico foi a remodelação da Igreja de Santa Bibiana em Roma. Ao mesmo tempo, Bernini foi encarregado  de construir uma estrutura simbólica sobre o túmulo de São Pedro na Basílica de S. Pedro em Roma. O resultado foi o enorme e famosíssimo Baldaquino dourado construído entre 1624 e 1633. O baldaquim,  uma fusão completamente original e sem precedentes entre escultura e arquitectura, é considerado o primeiro monumento verdadeiramente barroco, tendo-se tornado o centro da decoração projectada por Bernini para o interior da Basílica de S. Pedro. O seu trabalho seguinte foi a decoração dos quatro pilares que sustentam a cúpula da basílica, com quatro estátuas colossais, sendo que só uma delas foi desenhada por ele. Ao mesmo tempo realizou vários bustos, alguns de Urbano VIII, sendo o melhor da série o do seu primeiro patrono, o do cardeal Borgheses, de 1632. 

As obrigações arquitectónicas de Bernini aumentaram quando Carlo Maderno morreu em 1629, tendo o escultor passado a acumular não só as funções de arquitecto de São Pedro como as do Palácio Barberini. As obrigações eram tantas que teve recorrer a assistência de outros artistas, tendo sido bastante bem sucedido na organização do seu estúdio, tendo conseguido manter a consistência do seu trabalho, tanto na escultura como nas ornamentações. O seu trabalho estava de acordo com as conclusões do Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, que tinham afirmado que a função da arte religiosa era ensinar e inspirar os fiéis, assim como servir de propaganda da doutrina da Igreja Católica Romana, defendendo que a arte religiosa devia ser inteligível e realista, e acima de tudo servir como estimulo emocional à religiosidade. Bernini tentou sempre conformar a sua arte a estes princípios.

Assim o artista começou a produzir vários tipos inovadores de monumentos - não só túmulos como também fontes. O túmulo de Urbano VIII, realizado de 1628 a 1647, é um dos melhores exemplos desta nova arte funerária, assim como a fonte de Tritão, na Praça Barberini (1642-1643), o é para estas obras. Mas o trabalho de Bernini nem sempre foi bem sucedido, e quando em 1646 as torres sineiras, que tinha erguido na fachada de S. Pedro criaram fissuras no edifício, tendo que ser retiradas, o artista caiu temporariamente em desgraça.

As obras mais espectaculares de Bernini foram realizadas entre os anos 40 e os anos 60 do século XVII. É a Fonte dos Quatro Rios na Piazza Navona de Roma, realizada entre 1648 e 1651; o Êxtase de Santa Teresa (1645-1652), que mais do que uma escultura é uma cena realizada por meio da escultura, da pintura e da iluminação.

A preocupação de Bernini em controlar o ambiente em que as suas estátuas se encontravam, levou-o a concentrar-se cada vez mais na arquitectura. A sua igreja mais impressionante é a de Santo André no Quirinal, edificada entre 1658-1670, em Roma. Mas a sua realização mais impressionante em arquitectura é a Colonata que rodeia a Praça de S. Pedro.

Em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666, ao mesmo tempo que realizava a colonata. Continuando os seus retratos em bustos de mármore, esculpiu em 1650 um de Francisco I d'Este, duque de Modena.  

Em 1665 viajou para Paris, aceitando finalmente um dos muitos convites de Luís XIV. Tendo ofendido os seus hóspedes, ao elogiar a arquitectura italiana em comparação com a francesa, os seus planos de remodelação do Louvre acabaram por não ser aceites, tendo realizado unicamente um busto de Luís XIV.

As últimas esculturas de Bernini, as realizadas para a Capela Chigi na Igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma, e os Anjos que deveriam estar na ponte de Sant'Angelo, continuaram a tendência das figuras que decoram o Trono de S. Pedro: corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.

O último grande trabalho de Bernini foi a simples Capela Altieri na Igreja de São Francisco a Ripa, de 1674, em que a arquitectura, a escultura e a pintura têm cada uma objectivos separados e bem claros, numa solução mais tradicional do que a da Capela Cornaro.

Bernini morreu aos 81 anos, tendo servido oito papas, e sendo considerado pelos seus contemporâneos, não só o maior artista europeu, como uma dos suas mais importantes personalidades. Foi o último dos génios de valor universal nascidos em Itália, e ajudou a criar o último estilo italiano a tornar-se uma norma internacional.

A sua morte marca o fim da hegemonia italiana na arte da Europa.

Notícia retirada daqui

Conteúdo - Guia de Sobrevivência 4

Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Ficha de Avaliação


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Manual - El alfabeto Español


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Vídeo - Say the colors in English

Programa - Desenvolvimento Pessoal e Social


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Resumo - Leis


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - A pessoa, fundamento e fim da ordem jurídica


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Biografia - Emily Greene Balch

Economista, socióloga e feminista, prémio Nobel da Paz, nasceu no Massachusetts (EUA) e frequentou uma escola quaker, orientação religiosa da família. Estudou economia e literatura. Obteve uma bolsa de estudo no estrangeiro, bolsa jamais atribuída a uma aluna. Emily era demasiado dotada e de forte carácter. Viajou para Paris onde se dedicou a estudar a pobreza e medidas sociais. Regressa aos EUA e com Jane Adam fundou casas onde as trabalhadoras das fábricas de tabaco e manufactura de sacas podiam ter o seu espaço, depois dos dias de árduo trabalho, com horários prolongados. Em 1896 começou a preparar o doutoramento, enquanto ensinava economia e sociologia. Foi docente no Wellesley College. Paralelamente Emily desenvolveu intensa actividade como pacifista e lutou contra as leis discriminatórias para com os imigrantes. Foi delegada ao Congresso Feminino Internacional de Haia, em 1915 e participou nos Congressos da Escandinávia e Rússia. Amiga de Jane Addams esteve na origem da criação da Liga Feminina Internacional para a Paz e a Liberdade tendo chegado a Presidente. Fundou o jornal A Nação. Visitou diversos países, esteve nos Balcãs, Viena e Praga. Em 1946 recebeu, com Elisabeth Morrow, o Prémio Nobel da Paz

Biografia retirada de O Leme

Biografia - Betty Naomi Goldstein Friedan


Escritora, feminista norte-americana é um nome maior dos direitos humanos e feminismo mundial. Betty nasceu no Illinois, filha de judeus russos imigrados. Licenciou-se em Psicologia e Sociologia. Encorajada pela mãe seguiu jornalismo. Defensora dos direitos das mulheres, denunciou o modelo tradicional de sociedade remetendo a mulher para a área restrita da casa. Casou em 1947 com Carl Friedan e tiveram três filhos. Publicou em 1963 o importante livro com o título «The Feminine Mystic» (A Mística Feminina). Este livro sobre a mulher foi o mais vendido no mundo, na altura, e faz parte da trilogia dos livros fundamentais sobre feminismo que são «A Room of One's Own» de Virgínia Woolf (1929), e «O Segundo Sexo» (1949), de Simone de Beauvoir e o dela Betty Friedan. Em 1966 Betty fundou, com uma amiga, a famosa National Organization for Woman (NOW) de que foi presidente. Pediu a igualdade salarial para todos e falou sobre a despenalização do aborto. Em 1970 foi a impulsionadora de uma enorme manifestação convocada pela Frente de Libertação das Mulheres nos EUA. O seu último grande trabalho foi uma investigação sobre a velhice que publicou com o título «The Fountain of Age», ainda não traduzido em português. Faleceu no dia 4 de Fevereiro de 2006

Biografia retirada daqui

Postal Antigo - Estocolmo - Grand Hotel