segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Vasos Sanguíneos emergindo do Nervo Óptico

Macrofotografias

Macrofotografia

Óvulo Humano sobre a Cabeça de um Alfinete

Macrofotografia

Postal Antigo - Reprodução de Arte - Desenho de Wilb Eilers (cerca de 1910)


Postal Antigo - Reprodução de Arte - Belas Artes em Portugal - Cabeça de estudo (Suzana) - E. Casanova 1906 - Circulado em 1908


Postal Antigo - Reprodução de Arte - Monção - Rio Minho em aguarela de Roque Gameiro


Postal Antigo - Reprodução de Arte - Edição alemã de cerca de 1910


Postal Antigo - Reprodução de Arte - Postal de cerca de 1910


Postal Antigo - Reprodução de Arte - Edição alemã de cerca de 1910


UFCD - 0192 - Arranjos florais com elementos secos

0192 - Arranjos florais com elementos secos
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Arranjos florais com elementos secos
Código:
0192
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar, caracterizar e proceder à execução de arte floral com elementos secos.
  • Efectuar arranjos e composições florais aplicando elementos secos.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Arte floral – elementos secos
    • Os diferentes tipos de ingredientes utilizados na arte floral de elementos secos
    • Técnicas de secagem, tintura e branqueamento de flores e plantas naturais
      • - Secagem ao ar livre
      • - Secagem por meio de prensagem
      • - Secagem por meio de dessecantes
      • - Secagem em câmaras
      • - Conservação com glicerina
      • - Conservação através de cristalização
      • - Tintura com utilização de aerossóis
      • - Tintura através de imersão em soluções corantes
    • As plantas adiais para secagem
    • As flores perfumadas indicadas para secagem
    • As folhagens e frutificações para secar
    • Precauções no manuseamento de ingredientes de coloração
  • Arte floral – arranjos florais de elementos secos
    • Técnicas para realização dos ramos florais secos
      • - Formal
      • Biedermeier
      • - Linear
      • - Livre
    • Técnicas para realização das composições florais
      • - Convencionais
      • - Cónicas
      • - Quadros
      • - Grinaldas
    • Precauções no manuseamento dos elementos secos
    • Design (continuação)
Referenciais de Formação

215008 - Florista
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

domingo, 23 de setembro de 2018

Ficha de Trabalho - 5ºAno - Leitura e representação de frações


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Biografia - Carlota Grisi (1819-1899)


Bailarina clássica italiana. Estudou na Escola de Ballet do Teatro La Scala de Milão. Ali conheceu Perrot, em 1825, que foi seu mestre, par de dança e depois marido. Carlota foi a primeira intérprete do bailado romântico, “Giselle”, um dos mais conhecidos bailados de todos os tempos. Tudo começou quando o poeta e crítico Gautier se apaixonou por Carlota Grisi então casada com Perrot. Resolveu criar para ela um espectáculo que fosse a encarnação do ideal artístico do Romantismo, tendo como tema o amor que mata inspirado em lendas alemãs. A obra é fruto de uma concepção conjunta de Théophile Gautier, Jean Coralli e Vernoy de Saint-Georges, com música de Adolphe Adam e coreografia de Coralli e Jules Perrot. "Giselle" é uma tragédia romântica. O bailado composto em 1841, conta é a história de uma camponesa que se apaixona por um lenhador que, na verdade, é um príncipe disfarçado. Tudo acaba em tragédia. Carlota Grisi foi primeira bailarina em todos os grandes bailados da época. Viajou pela Europa com enorme sucesso e viveu na Rússia de 1850 a 1853. Em 1854 retirou-se de cena.

Biografia retirada daqui

Vídeo - Caleidoscópio


Biografia - Marguerite Duras

Nascida em 2 de Abril de 1914, em Saigão, Indochina, onde passou a infância e a adolescência, Marguerite Duras iria ficar profundamente marcada pela paisagem e pela vida da antiga colónia francesa. Em 1932, fixou-se em Paris, onde estudou Direito, Matemática e Ciências Políticas. Após o armistício ingressou no Partido Comunista Francês, de que foi expulsa, em 1950, por dissidências ideológicas. Formada sob a influência da moderna narrativa norte-americana, e sobretudo de Hemingway, obteve renome internacional com a publicação do romance Un barrage contre le Pacifique (1950), cuja acção decorre na Indochina. Nesta obra, parcialmente autobiográfica, a autora narra a vida estranha de uma viúva francesa e de seu filho, implicados nos sofrimentos impostos pela corrupção do ambiente colonial francês, e atinge momentos de grande energia e de um vigor excepcional. Seguem-se outros romances, de que se destacam Le Square (1955), em que a autora envereda por uma técnica de narração que virá a ser uma característica dominante do seu ficcionismo e que a associou ao movimento do nouveau roman . Autora de peças de teatro e de vários filmes, entre os quais o célebre Hiroshima, meu amor, foi o seu romance O Amante, (prémio Goncourt de 1984), relato exacerbado de uma paixão na adolescência inquieta da escritora, que a tornou conhecida de um público vastíssimo, até aí arredado de uma obra considerada demasiado difícil e intimista. “Não podemos fazer mais do que amar - ou execrar - essa pequena mulher provocante, rodeada dos seus fantasmas (...). Essa pequena mulher, que roda sobre ela mesma como uma valsa solitária, terá sido uma senhora? Foi sobretudo uma mulher voraz de uma literatura que é um grito de amor ao longo de todas as páginas. Uma Piaf.” - Jean-François Josselin. 

Fotografia - Macro

Planificação - Educação Musical


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Vídeo - Como a Terra fez o Homem


O passado da Terra é um mistério que levou 4,5 milhões de anos para ser formado. Como a Terra se transformou e por quê ? Por milénios buscamos respostas em seus desertos, vulcões e fendas. Mas a chave para desvendar a incrível história da terra pode estar enterrada em um lugar ainda mais surpreendente: dentro de cada um de nós. Do formato dos ossos às peculiaridades do comportamento humano, os vestígios estão em nós. A história da terra está literalmente escrita em nosso corpo